carregando

Simbolos

A Bandeira

bandeira_mato_grosso
Um dos símbolos oficiais do Estado do Mato Grosso, a bandeira foi instituída pelo Decreto n.o. 2, datado de 31 de janeiro de 1890. Idealizada pelo Brigadeiro Antônio Maria Coelho, barão de Amambaí e primeiro presidente do estado após a Proclamação da República, no desenho da bandeira consiste as mesmas cores da bandeira doBrasil.

O retangulo azul simboliza o céu e a evolução de um princípio espiritual em busca da perfeição. Dentro deste, há um losango branco representando a paz e a pureza de um povo. A esfera verde, que assim como na bandeira nacional, dá sentido a dimensão territorial e a soberania do Estado de Mato Grosso. A estrela amarela simboliza o ideal republicano e as riquezas minerais do estado, que tanto atrairam os primeiros colonizadores, bem como o eterno reconhecimento aos indomáveis bandeirantes paulistas, que romperam rios e matas, muitas vezes carregando canoas em seus próprios ombros, audazes e valorosos descobridores do Centro-Oeste e particularmente Cuiabá.


O Brasão

brasao_mato_grosso
O brasão de armas do Estado do Mato Grosso foi instituído pela resolução de n.o. 799, datado de 14 de agosto de 1918, por iniciativa do governador Dom Francisco de Aquino Corrêa que exerceu o cargo no período de 1918 a 1922. Durante seu mandato, o também poeta Dom Francisco enviou à Assembléia Legislativa a proposta da criação do brasão e que de forma simples e compreensiva é composto por:

Escudo em estilo português (ponta arredondada) no qual está simbolizado um campo de sinople (verde), uma "montanha" de ouro (amarelo) e, o restante do escudo tomado pelo céu. Sob o céu um braço armado empunhando uma bandeira com a cruz da Ordem de Cristo. No alto do escudo uma fenix de ouro como timbre. Ladeando o escudo dois ramos, um de seringueira e outro de erva-mate entrelaçados pela fita com os dizeres: "Virtute Plusquam Auro", que significa "Pela virtude mais que pelo ouro".