carregando

Simbolos

A Bandeira

bandeira_amazonas
Um dos símbolos oficiais do Estado de Amazonas, a bandeira foi adotada pela Lei n.o 1513 de 14 de janeiro de 1982, representada por 25 estrelas no canto esquerdo superior como sendo o número de municípios em que se dividia o estado em 4 de agosto de 1897.

A bandeira é constituída por estrelas que representam os municípios, sendo a maior representando a capital do estado, Manaus. Na bandeira amazonense, ao branco e azul soma-se o vermelho (que pode ser interpretado em relação à época de preparação da bandeira), exatamente para que fosse levada aos campos de combate em Canudos, no ano de 1897, pelo batalhão militar amazonense, que se integrou às forças dos demais estados naquela luta.

 
 


O Brasão

brasao_amazonas
 
O brasão do estado do Amazonas foi instituído pelo Decreto n. 204 de 24 de novembro de 1897, embora seu uso seja anteior a 1892, onde aparece na coleção de leis do estado daquele ano[1] Apresenta como feição principal a confluência dos rios Negro e Amazonas.
Significados:

- A Elípse: Significa os rios, Solimões e Negro, na confluência formando a partir deste ponto o rio Amazonas.
- O Campos Azul: Retrata o céu brasileiro
- No Engalhamento dos Rios: Através de um barrete Phugio, representa a nossa lealdade para com a República.
- O Campo Verde: Reflete nossas florestas.
- O Entrelaçado: Recordam a gênese, da nossa grandiosidade.
- A Corrente de Ferro, envolvendo a elípse: Representa estabilidade da autonomia política no Amazonas.
- Os Emblemas de NAvegação, ligados por um laço verde com duas pontas dobradas, pendendo da corrente na parte de baixo na ponta direita - lê-se a inscrição 22 de junho de 1832, data em que a antiga Comarca do Amazonas se proclamou (por armas) como província independente.
- Na Ponta Esquerda - 21 de novembro de 1889, dia em que o Estado aderiu à revolução ingente, de 15 de novembro do mesmo ano.
- A Águia Amazonense: De asas abertas, unhas aduncas e o bico entreaberto, simboliza a grandeza, a força de nossa pujança.
- Do lado direito do escudo: Sobressaem os emblemas da indústria.
- Do lado esquerdo do escudo: Nascendo da âncora, os emblemas do comércio e agricultura.