carregando

Dados Gerais

O Estado do Amapá  está localizado no extremo norte do país, quase que inteiramente no hemisfério norte. Suas características são baseadas na cultura da região Amazônica, sendo elas sociais, políticas, econômicas ou geofísicas.

Com um clima predominantemente equatorial, quente e muito úmido, as temperaturas médias anuais oscilam entre os 25 e 30o C. Suas superfícies são constituídas por terras baixas, onde encontram-se os mangues e lagos como a bacia do Oiapoque, litoral Atlântico e foz do Amazonas. A região  centro-ocidental são de trechos mais elevados, com altitudes superiores a 200 metros, incluída no Planalto das Guianas. A Serra do Tumucumaque é o ponto mais elevado do Estado e está situada na parte noroeste, com 500 metros de altitude.

A maior parte do território, cerca de 73% do total - aproximadamente 97.000 Km2 , é coberta pela Floresta Amazônica ou Hiléia Brasileira, sendo que, na faixa oriental encontram-se os campos cerrados, com árvores esparsas e solo recoberto de gramíneas e manguezais. As áreas de várzeas apresentam melhores índices de fertilidade do solo por causa dos rios e igarapés que sofrem influência das marés.

Seus rios de maior extensão são o Jari, o Oiapoque e o Araguari que correm diretamente para o Oceano Atlântico. Dentre a bacia hidrográfica do Estado, podemos destacar também os rios Calçoene e Maracá, pois ambos são pontos estratégicos de corredeiras e recanto do ecoturismo do Estado do Amapá.

A área total do Estado é de aproximadamente 143.453 Km², indo da foz do rio Oiapoque até a foz do rio Amazonas, sendo que 242 km é o cálculo estimado de seu litoral. Em suas fronteiras encontramos: ao Norte, a Guiana Francesa; ao Sul, o Estado do Pará; ao Leste, o Oceano Atlântico; e ao Oeste, o Estado do Pará.