carregando

Cultura

dança típica - marabaixoO Estado do Amapá absorve um conjunto de tradições, lendas, crenças e costumes típicos de um povo que tem uma cultura rica em folclore, culinária, dança e arte.

Na culinária amapaense podemos destacar os requintados pratos como: pato no tucupi, caruru, a caldeirada de tucunaré, farofa de pirarucu, maniçoba, além dos deliciosos doces, bolos, biscoitos, tortas, sorvetes, sucos, e todas as guloseimas produzidas com frutas típicas do Estado. De diversas cores e sabores, as frutas mais utilizadas na culinária são: bacaba, tacacá, cupuaçu, graviola, açaí, taperebá e principalmente a castanha-do-brasil, além de outras iguarias tão saborosas quanto únicas.

Já no folclore do Amapá, por possuir diversas influências indígenas, africanas e até religiosas, são realizadas durante o ano as manifestações que ajudam a preservar as tradições e culturas do povo de cada região do Estado. A dança unanime realizada em várias comemorações, sendo na capital ou no interior do Estado, é o Marabaixo.

A tradição do marabaixo é uma das mais vivas e belas manifestações da cultura herdada dos negros africanos. A dança possui uma coreografia que imita os passos dos negros escravos com os pés presos por correntes, cadenciado e marcado por tambores chamados de "caixas". O canto (ou ladrão) lembra o lamento de quem vivia na senzala que cultivavam a esperança de voltar para o continente africano.

Dentre as manifestações culturais, há grandes festas conhecidas por todo o Brasil, na qual podemos citar: Boi-Bumbá, Festa do Divino Espírito Santo, Círio de Nazaré e a Festa de São Thiago, onde são notáveis as participações das comunidades nestas festividades folclóricas.

No Amapá também encontramos lendas interessantes como a do Manganês, do João de Gatinha, da Pedra do Guindaste, bem como as mais fantasiosas como a lenda do Boto cor de rosa.